segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Moda e Arquitetura

Tendências, novidades, estampas, linhas retas ou curvas, cores, texturas, com essas palavras fica dificil definir se o assunto é moda ou arquitetura. A realidade é que as duas coisas andam juntas, muito juntas, mais juntas do que imaginamos, pois tanto a moda quanto a arquitetura expressam tendências e acontecimentos de determidas épocas com linguagens diferentes.

E essa proximidade não vem de hoje, no inicio do século XX a arquitetura era influenciada pela Art Noveau, composta por linhas curvas, formas orgânicas e motivos naturais. A moda seguiu a mesma linguagem. “O corpo feminino tornou-se um verdadeiro repositório de linhas curvas, onde a cintura nunca tinha sido tão afunilada como nesse momento”, escreveu o historiador de moda João Braga no seu livro “História da Moda”.
Casa Milà - de Antoni Gaudí - Barcelona

O engenheiro de estruturas Yopanan Rebello, na Revista AU, diz: “A roupa pode ser vista, em primeira instância, como o abrigo imediato, mais próximo da pele humana do que qualquer outro elemento que a arquitetura possa conceber. Uma espécie de arquitetura primeira, abrigo que se descola da pele do homem e se projeta ampliando sua ocupação".
Essa relação é claramente notada nas passarelas do mundo todo. Chanel já dizia: “Fashion is architecture: It is a matter of proportions.” A estilista fez referencia clara dos seus talleurs com a Ville Savoye de Le Corbusier.

Talleur Chanel e Ville Savoye de Le Corbusier

Yoshiki Hishinuma e edifício Tod’s (Toyo Ito), Tokyo
Armani e Palácio de Diamante Ferrara
Paco Rabanne e edifício Prada (Herzog & de Meuro), Tokyo

No Brasil a influencia da arquitetura na moda pôde ser vista nas passarelas. Pedro Lorenço se inspirou nos trabalhos de Oscar Niemeyer  para criar os cortes geométricos apresentados no seu desfile na semana de moda de Paris. A coleção da marca Maria Bonita para o inverno de 2010 foi inspirada nas construções arrojadas em concreto pensadas do trabalho da modernista Lina Bo Bardi e Glória Coelho utilizou como modelo o arquiteto futurista norte-americano Frank Gehry.
Desfile de Pedro Lourenço para semana de moda em Paris - 2010
Desfile Maria Bonita no Sesc Pompéia - obra de Lina Bo Bardi
Coleção Gloria Coelho inspirada em Frank Gehry
Museu Guggenheim de Frank Gehry

O contrário também é valido e se aplica também nos objetos de decoração e resvestimentos como é o caso da mesa assinada pelo estilista Alexandre Herchcovitch para a loja Mi Casa e as pastilhas de porcelana da Jatobá assinadas por Adriana Barra.

Linha de Mesas Herchcovitch para Mi Casa
 Pastilhas Mandala por Adrina Barra para Jatobá
Pastilhas Borboleta Preto e Branco por Adrina Barra para Jatobá