quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Significado das Cores na Arquitetura

Claro que cor é um assunto particular e depende do gosto de cada um. Quem não tem sua cor predileta?
Mas escolher um tom de cor para pintar a parede da sua casa não é tão simples assim deve-se levar em consideração algumas informações importantes. Primeiramente é necessario saber um pouco quais as senseções e significados que cada cor dá ao ambiente e depois os efeitos que elas proporcionam ao serem aplicadas.
Vamos então falar um pouquinho de cada cor e o que elas passam ao serem aplicadas no seu quarto, sala, cozinha, enfim, na sua casa. E na proxima postagem falaremos um pouco dos efeitos que as corem proporcionam ao ambiente.


Amarelo: iluminado, traz energia e vitalidade, representa luz, alegria e bom humor. Deve ser usado em locais de baixa incidência luminosa, pois irradia muita luz.
Laranja: simbolizam fertilidade, traz a força da vida, estimulante. Na decoração deve ser usado como complemento, pois diminui ambientes.
 Vermelho: intenso, carregado de emoções, cor da paixão e sensualidade. Simboliza a paixão e o ódio.
Violeta: espiritualidade, saúde e velhice.
Verde: saúde, juventude, equilíbrio, repouso, meditação, é a cor da esperança, alivia as inibições. Muito utilizado em consultórios médicos e de psiquiatria. Traz charme ao ambiente.
Azul: inspirador,tranqüilidade, serenidade, infinito, felicidade, pureza. Reduz a pressão sanguínea. É a cor da inteligência, do intelecto. Usar em ambientes de recolhimento e segurança.
Preto: a cor que reflete menos luz, solene, profundo e dominante. Psicologicamente relacionado ao azar, maldição e luto.
Branco: luminoso, delicado, representa paz, castidade, inocência, pureza. Realça as cores próximas.