quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Efeito das Cores na Arquitetura

Pintar os ambientes da sua casa ou apartamento não se resume em escolher a cor, comprar a tinta e contratar o pintor, é necessário primeiramente analisar quais efeitos essa cor trará ao ambiente e se esse efeito é o desejado.
Falaremos um pouquinho sobre alguns truques fantásticos que modificam muito seu ambiente conforme a localização e o tom da cor escolhida.
Esperamos que vocês gostem!

- Para Encurtar o Ambiente: se você tem um ambiente muito comprido e deseja que ele se torne mais curto é só pintar as paredes paralelas menores com uma cor mais escura. A cor escura dá a sensação de diminuir e isso trará as paredes mais perto uma da outra, encurtando o ambiente.




- Para Alongar a Parede: se você tem um pé direito (altura da parede do piso ao teto) muito baixo e deseja alongá - lo é só dividir a parede ao meio, na horizontal, e usar na parte superior um tom mais claro e a inferior em um tom mais escuro.





- Para Encurtar a Parede: se você tem o pé direito muito alto e desja encurtá - lo o processo é inverso, divida a parede em partes ao meio da sua altura e use o tom mais escuro em cima e o mais claro em baixo.




- Para Rebaixar o Teto: pintar o teto com cor mais escura que as paredes da a sensação de rebaixa-lo. Se o seu ambinte tem um pé direito muito alto e você não quer usar forro, essa é a forma de fazer com que ele fique mais baixo.


- Para Elevar o Teto: se o seu ambiente possui um pé direito muito baixo é só pintar as paredes com um tom mais escuro que o teto, isso elevará o seu teto dando a sensação de um pé direito mais alto.




Lembrem-se: cores escuras diminuiem e cores claras ampliam!
Fotos: Autores desconhecidos, fonte: internet.